Com mais de 447 milhões de dispositivos digitais, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, é inegável que o Brasil está cada vez mais digitalizado. Com uma maior familiaridade da população com o virtual, muitos empresários viram na internet uma forma de conseguir se destacar no mercado. 

Assim, muitos deles abriram um negócio digital para conseguir alcançar esse setor. No entanto, assim como a gestão de uma empresa física, a gestão de um empreendimento digital impõe diversos desafios aos seus gestores. 

Dessa forma, é importante ter um planejamento sólido e organizado para evitar dores de cabeça decorrentes da má gestão. Para que seu negócio cresça de forma sustentável é indispensável que a empresa já inaugure de forma sólida. 

Para te ajudar a alcançar seus objetivos com a sua empresa, leia esse artigo sobre como iniciar um negócio digital de forma estruturada com atenção.

Tenha uma boa leitura! 

O que é um negócio digital?

Antes de entender como iniciar um negócio digital de forma estruturada, é preciso saber um pouco mais sobre essa modalidade de trabalho. 

Um negócio digital nada mais é do que uma empresa que vende seus produtos ou serviços exclusivamente pelo virtual. Esse modelo de empresa é especialmente vantajoso, pois permite que se tenha uma relação mais próxima com o cliente. 

Esse é um modelo que ganha cada vez mais espaço, visto que cerca de 81% da população brasileira já possui acesso à internet, isso representa cerca de 152 milhões de brasileiros. 

Além disso, muitos empresários têm migrado para essa área, pois ela permite muitas possibilidades de atuação, como: 

  • E-commerce;
  • Marketplace;
  • Assinaturas;
  • Infoprodutos;
  • Social Commerce;
  • Software as a Service.

Agora que você já sabe o que é uma empresa virtual, veja a seguir algumas dicas para iniciar suas operações de forma estratégica e assertiva. 

Continue a leitura: Vantagens da contabilidade consultiva para seu negócio.

Como iniciar um negócio digital de forma assertiva?

Para iniciar um negócio de forma assertiva é preciso equilibrar uma série de ações, escolhas e estratégias para que no momento de abertura da empresa você já tenha uma série de variáveis sob relativo controle. 

Mas afinal, quais são os passos para iniciar um negócio digital de forma estruturada? Veja a seguir alguns pontos de atenção no momento de abrir e gerir o seu negócio. 

Planejamento estratégico

Para iniciar um negócio digital, antes é preciso muita estratégia e planos. Assim, um planejamento estratégico se faz fundamental para que a empresa cresça e se desenvolva de forma organizada. 

Um planejamento estratégico consiste na elaboração de um plano que irá levar a empresa aos seus objetivos. Assim, no planejamento do seu negócio digital terá todas as informações necessárias para entender o que a empresa deve fazer para ter os resultados esperados.

Isso dará para o seu negócio uma vantagem competitiva, uma vez que isso possibilitará que a sua empresa esteja bem preparada em casos de imprevistos. Isso não exclui os riscos de erros, mas diminui consideravelmente.

Outros benefícios desse planejamento incluem: 

  • Elabora planos de ação;
  • Define metas;
  • Otimiza os recursos;
  • Ajuda na identificação de pontos fortes e fracos. 

Abertura/legalização da empresa

O processo de abertura e legalização de empresas é muito burocrático no Brasil. Por essa razão, muitos empresários acham que não regularizar a empresa é mais vantajoso, pois evita burocracias e também o pagamento de impostos. 

No entanto, essa não é a melhor forma de gerir a empresa. Uma vez que não regularizá-la trará problemas com Fisco e dores de cabeça no futuro. Assim, a melhor forma de iniciar um negócio digital é realizando o processo de abertura de empresa de forma assertiva. 

Isso inclui:

  • Planejamento tributário;
  • Escolha da natureza jurídica;
  • Inscrição no CNAE;
  • Emissão de um CNPJ;
  • Escolha do regime tributário;
  • Emissão de alvarás de funcionamento. 

Planejamento tributário

A parte tributária da empresa talvez seja um dos pontos mais importantes de um negócio. Por essa razão, a estratégia de planejamento tributário ajuda o seu negócio a ter mais assertividade fiscal. 

O regime tributário de uma empresa define como é feito o recolhimento de impostos em um negócio digital e as suas alíquotas. Assim, o planejamento tributário irá analisar, organizar e planejar o pagamento de tributos da sua empresa. 

Porém, o maior benefício desse serviço é a busca por fazer com que sua empresa pague menos impostos dentro dos conformes da lei. Assim, você terá uma boa economia e poderá investir no crescimento do seu negócio.

Como você pôde observar ao longo deste texto, é preciso muita atenção ao iniciar um negócio digital. Dessa maneira, você terá uma gestão mais tranquila e eficiente. 

Dica extra: tenha uma contabilidade ao seu lado!

Saiba que para iniciar um negócio digital não é necessário realizar esses e outros passos sozinho. Ter uma contabilidade ao seu lado é a melhor maneira de garantir que o seu empreendimento já inicie suas operações de forma organizada. 

Por isso, conheça a Sciammarella Contabilidade, com mais de 20 anos de atuação no mercado. Somos uma empresa de contabilidade com experiência em comércio, indústria, serviços e terceiro setor. 

Entregamos um serviço ágil e profissional, de forma a atender às suas necessidades com competência, inovação e tecnologia. 

Entre em contato e conheça nossas soluções!  Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e acesse nossas redes sociais para mais informações. 

Leia mais: Como funciona a abertura de empresa para Médicos no Rio de Janeiro.