O empreendedorismo feminino vem crescendo e tomando cada vez mais o seu espaço no mundo dos negócios. Contudo, nem todas as mulheres conseguem realmente tirar seus sonhos do papel, seja por falta de investimento inicial ou por falta de preparação financeira.

Por mais que a lista de desafios para quem está começando a empreender seja longa, exemplos de mulheres que empreendem vêm aumentando e confirmam o quanto vale a pena ser dona de seu próprio negócio.

Ao longo desta matéria você vai entender como a contabilidade pode te ajudar a empreender. Vamos lá?

Planeje sua empresa

O planejamento deve ser sempre considerado um dos primeiros passos para ter sua própria empresa. Tudo relacionado à organização dos processos, à rotina administrativa, à estrutura da empresa e a divulgação, é preciso ser definido antes de começar a funcionar.

Além do mais, é preciso elaborar um bom planejamento financeiro da empresa, conferindo quais são os itens necessários e custos com instalações, equipamentos e contratação de serviços e colaboradores.

Conte sempre com ajuda de um profissional especializado, que auxilie tanto no processo de planejamento, como também na abertura e expansão de sua empresa. 

Deste modo, o plano de negócios é uma ferramenta muito importante para auxiliar a tirar dúvidas e montar a empresa descrevendo o seu negócio e suas as operações.

É preciso pesquisar como funciona e tentar entender o mercado de atuação para empreender. Para isso, a tecnologia pode ajudar muito na tarefa de documentar as informações por meio de pesquisas direcionadas.

Utilize meios que forneçam dados essenciais para suas empresas tais como sites, revistas, associações do setor e empresas especializadas, como contadoras para este fim, por exemplo, podem ajudar.

Saber como pensa, qual a necessidade e perfil do seu público alvo em potencial, irá permitir criar uma ligação próxima e este pode ser um dos diferenciais de uma empresa.

Busque se desenvolver

Além realizar um bom planejamento para se inserir no mercado, é preciso desenvolver-se como empreendedora. Faça uma busca a fim de identificar não apenas as suas habilidades, mas também os seus pontos fracos e invista em melhorar esses fatores.

Caso sinta a necessidade de aprender mais sobre algum assunto, estude sobre o caso, peça indicação de cursos específicos e corra atrás de todo o conteúdo que poderá agregar em sua gestão e crescimento de seu negócio.

Você, como gestora, deve entender da sua área e do seu serviço/produto, porém precisa se capacitar em áreas como administração e em gestão de pessoas, por exemplo.

Entretanto, na área de contabilidade de sua empresa, importante pilar, caso precise, não hesite em procurar auxílio. A Sciammarella Contabilidade foi fundada em 2001, pela contadora Patrícia de Carvalho Sciammarella de Araújo, atuando nos segmentos comerciais, industriais, serviços e entidades sem fins lucrativos.

Temos como missão atender as expectativas dos nossos clientes, prestando os melhores serviços especializados nas áreas societária, contábil, fiscal, tributária, pessoal e de recursos humanos. Além disso, queremos contribuir para o desenvolvimento empresarial dos nossos clientes por meio de assessoria e suporte na gestão dos negócios.

Determine o tipo de crescimento ideal para seu negócio

O seu principal objetivo é crescer e aumentar a lucratividade de seu negócio? Sem a ajuda de uma profissional contábil esta ideia pode ser executada de maneira errada e nada produtiva.

Para impulsionar a sua economia e direcionar o crescimento de seu negócio na direção correta, é preciso contar com o apoio de um plano de crescimento que conte com metas objetivas e tangíveis, que possam colaborar em sua evolução e na rentabilidade de seu empreendimento.

Faça um bom Networking

Uma grande forma de conhecer melhor o mercado é compartilhando experiências e informações. Estas também são maneiras de se estabelecer no mercado com mais força e experiência.

Procure rede de empreendedorismo feminino e aproveite para compartilhar experiências e inspirações. Estas redes possuem o objetivo de aumentar o número de mulheres empreendedoras e possibilitar uma boa convivência entre elas, aproveite os eventos na área, como palestras e cursos.

Não desista

Começar um novo negócio não é nada fácil, é preciso ter coragem para arriscar e assim conquistar o patamar desejado.

Há muito tempo a mulher tem tentado conseguir o destaque na profissão, entretanto, somente há pouco tempo que ela vem se destacando nas lideranças, espaço que vem sendo conquistado e aberto aos poucos, com muita relutância.

O mercado necessita muito de inovações, principalmente na área tecnológica. A tecnologia é, com certeza, um ponto essencial para competir atualmente. Porém gestora, não se limite: utilizando a tecnologia a seu favor, com seu lado criativo, ela se torna sua grande aliada.

Acredite na sua empresa e busque ajuda especializada. O seu serviço/produto pode até ser considerado arriscado e ousado por outrem, porém, somente você, pode buscar desenvolver seu negócio, colocando em prática todos os pontos trabalhados.

Gostou de nosso artigo? Utilize o campo de comentários e nos conte o que achou de nosso conteúdo.

Acesse nosso blog e aproveite para ler “Planejamento de Negócios: Entenda a importância para sua empresa”