De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina, hoje no Brasil, existe o dobro de médicos do que no início do século. Em 2000, era cerca de 230 mil profissionais da medicina e, já em 2020, esse número chegou a 502 mil profissionais. 

Logo, é possível afirmar que esse é um setor onde há bastante oferta de profissionais. Assim, nem sempre os hospitais são a melhor opção de trabalho para médicos. 

Desse modo, muitos encontram no empreendedorismo uma oportunidade de exercer a sua profissão. No entanto, nem tudo são flores e, por isso, os desafios de exercer a profissão médica e ainda lidar com todas as obrigações de um empresário são muitos. 

Uma dessas obrigações é aprender a abrir a empresa. Se você é um médico na capital fluminense, sabe como funciona a abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro?

Se a sua resposta for negativa, não se preocupe, nós preparamos esse artigo para te explicar como funciona esse processo. 

Tenha uma boa leitura!

Abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro

Abrir uma empresa é um processo burocrático. Por esse motivo, é preciso ter bastante foco e atenção nos processos. Afinal, qualquer processo feito de forma incorreta traz muitas dores de cabeça para o empresário.

Apesar das dores de cabeça, se feito de forma responsável, as chances do seu negócio prosperar são muito grandes. Para te auxiliar nesse processo, veja, a seguir, o passo a passo para a abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro. Confira!

Escolha da natureza jurídica

O primeiro passo para abrir a sua empresa é escolher a natureza jurídica. A natureza jurídica é o que irá definir os deveres e obrigações da empresa e de seus sócios. Assim, esse é um dos pontos mais importantes de se prestar atenção na hora de abrir a sua empresa. 

Dentre as diversas naturezas jurídicas presentes no Brasil, duas são especialmente para  médicos: 

  • Sociedade Limitada Unipessoal: ela é ideal para quem deseja realizar a abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro, de forma a empreender individualmente, pois ela não exige sócios. Além disso, ela tem a responsabilidade limitada e não exige capital social mínimo;
  • Sociedade Simples: essa é ideal para empreender de forma conjunta. A única ressalva é que um dos sócios precisa estar registrado no Conselho Regional de Medicina. Ela também é voltada para prestadores de serviço e tem as mesmas vantagens da Sociedade Unipessoal.

Elaboração do contrato social e emissão de CNPJ

Depois da escolha da natureza jurídica, o próximo passo para a abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro é o seu contrato social, que é obrigatório para quem vai abrir empresa em sociedade. O contrato social é algo parecido com a certidão de nascimento da sua empresa.


Naturalmente, nele estarão contidas todas as informações cruciais da empresa e dos seus sócios, como seus dados pessoais, suas cotas de participação e a natureza jurídica da empresa. 

Depois de elaborado, o contrato deve ser enviado para a Junta Comercial do Rio de Janeiro para ser avaliado. Após a aprovação da Junta para o seu contrato, você poderá emitir o seu CNPJ. 

A emissão de CNPJ pode ser feita pela internet através do Portal Redesim.

Escolha do regime tributário

Um estudo da plataforma CupomVálido indicou que o Brasil é o segundo país que mais cobra tributos, ficando atrás apenas de Malta. Dessa forma, é muito importante que gestores prestem atenção nesse aspecto de seus negócios. 

Por isso, a escolha do regime tributário ideal para o negócio é muito importante. O regime tributário é o conjunto de regras que define como será feito o recolhimento dos impostos, o que normalmente irá variar de acordo com o seu faturamento. 

É muito importante fazer um estudo antes de escolher, pois, um enquadramento tributário incorreto faz com que você pague muito mais impostos que o necessário. Atualmente, existem três regimes importantes:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real; e
  • Lucro Presumido.

De maneira geral, para a abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro, as duas primeiras opções são as mais comuns, Simples Nacional e Lucro Real. 


Continue a leitura: Como escolher o regime tributário mais adequado em relação aos impostos? 

Autorizações e alvarás

Por fim, você precisará emitir uma série de autorizações e alvarás para enfim colocar o seu estabelecimento médico para funcionar. 

Além disso, você também precisará fazer inscrições municipais. Dessa maneira, você poderá pegar o alvará de funcionamento e da vigilância sanitária. Com todos esses passos realizados, você estará apto a iniciar as suas operações.

Como você pode perceber, o processo de abertura de empresa para médicos é muito trabalhoso e burocrático. Apesar disso, ele não precisa ser difícil, conte com o suporte de uma empresa contábil para lhe auxiliar no processo. 

Conheça a Sciammarella Contabilidade!

Agora que você já sabe tudo sobre abertura de empresa para médicos no Rio de Janeiro, conte com a Sciammarella Contabilidade!

A Sciammarella possui mais de 20 anos de experiência em serviços contábeis, somos referência quando o assunto é gestão empresarial. Com um corpo profissional qualificado, estamos sempre prontos para atender suas demandas de forma personalizada com a seriedade que você merece. 

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para mais textos e não se esqueça de seguir nossas redes sociais
Leia mais: Contabilidade Consultiva: confira as vantagens deste serviço.