Entre os diversos indicadores financeiros utilizados na análise da gestão financeira de uma empresa, um dos mais importantes é a margem de lucro de um produto e da empresa. Portanto, calcular a margem de lucro para encontrar esse índice é um dos pilares de uma administração eficiente.

O lucro é, por definição, o principal objetivo de um empreendedor, seja direta ou indiretamente. Lucrar é o que possibilita um empreendimento expandir, investir em equipamentos e tecnologias, e gerar empregos.

Sendo a base de sucesso de um negócio, faz sentido dar bastante atenção a esse fator. Portanto, calcular a margem de lucro de um produto e da empresa é uma questão fundamental para que o empresário consiga atingir esta meta e alcançar todos os benefícios proporcionados por ela.

E é extremamente importante não confundir margem de lucro com a lucratividade total de uma empresa. Citamos isso porque muitos gestores confundem esses dois conceitos. A dificuldade torna-se maior ao tentar calcular corretamente a margem.

Para que isso não seja um problema para você, preparamos este conteúdo ensinando como calcular a margem de lucro de um produto e da empresa. Desejamos uma ótima leitura e um bom aprendizado!

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O que é a margem de lucro de um produto?

Entender o que é margem de lucro passa principalmente pela compreensão em distingui-la dos conceitos de lucro bruto e lucro líquido.

Enquanto o lucro bruto refere-se ao resultado do faturamento total subtraído pelas despesas operacionais, o lucro líquido se trata desse restante deduzido dos impostos.

Agora vamos ao que interessa: a margem de lucro. Esse coeficiente é um cálculo ajustável que gera a compreensão, em percentual, do quando uma empresa pode lucrar por meio da venda de um produto ou serviço.

Entenda: diferentemente dos outros conceitos de lucratividade, a margem de lucro não é um resultado, mas sim o percentual que você pretende lucrar efetivamente sobre cada produto. Ela é fundamental para a precificação das mercadorias ou serviços prestados por sua empresa.

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Como calcular a margem de lucro da empresa?

A fórmula de cálculo da margem de lucro é simples, mas passa necessariamente pela compreensão da diferença desse indicador para o conceito de lucratividade. Além disso, é necessário entender o que é faturamento (ou receita) da empresa.

Faturamento diz respeito a todo valor contabilizado por sua empresa a partir da comercialização de produtos ou prestação de serviços antes das devidas deduções de despesas e impostos.

Compreendido esses dois fatores, vamos à fórmula de cálculo da margem de lucro da empresa

  • Margem de lucro = lucro / receita 

Ao realizar esse cálculo, o empresário consegue ter uma visão clara do valor de um produto que é tido como lucro efetivo.

Vamos exemplificar de modo prático como funciona esse cálculo, levando em consideração o lucro líquido, que proporciona uma noção mais ampla e apurada em relação ao lucro bruto. 

Para isso, suponhamos que uma empresa fatura R$ 100 mil por mês. Ao mesmo tempo, tem uma despesa total (incluindo os impostos) de R$ 50 mil. Portanto, seu lucro efetivo será de R$ 50 mil.

Dessa maneira, aplica-se a fórmula: 50 mil / 100 mil = 0,5.

Em percentual, basta multiplicar por 100, o que dá 50%. Uma boa margem de lucro, não é mesmo? No entanto, margens maiores são mais comuns no ramo de serviços do que no comércio.

Quando utilizar a margem de lucro?

Dessa forma, quando você elaborar sua estratégia de precificação com intenção de aumentar ou diminuir o valor de um produto, essa fórmula pode ser aplicada ao seu preço. Sendo assim, é possível ajustar a margem de lucro para o que se pretende lucrar.

Essa fórmula também é aplicável em estratégias de promoções e descontos. Essas táticas, quando feitas sem esse cálculo, podem gerar um prejuízo a sua empresa.

A margem de lucro pode ser ajustada em diversas situações, seja para aprimorar seu lucro total quando as vendas estão indo muito bem, ou para tentar atrair mais clientes caso os preços da concorrência estejam mais baixos que os seus.

Para realizar saldões, queimas de estoque e evitar desperdícios, reduzir a margem de lucro tende a forma certa de realizar esse tipo de promoção e ainda manter suas atividades rentáveis.

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