O desejo de todo empresário é fazer com que sua empresa prospere e cresça no mercado. Quando isso acontece é comum que empresários considerem a abertura de filial.

No entanto, ao tomar essa decisão é preciso levar em conta uma série de fatores que afetam diretamente a gestão empresarial. Para fazer isso de forma assertiva, é preciso fazer um planejamento para que a nova empresa cresça de forma sustentável. 

Para te ajudar a entender mais a respeito sobre a abertura de filial, e permitir que você entenda as considerações e benefícios desse tipo de empresa, preparamos esse artigo para você.

Tenha uma boa leitura!

O que é uma filial?

Antes de entender os benefícios da abertura de filial, antes é preciso saber no que consiste esse tipo de empresa.

Uma filial nada mais é do que uma nova unidade da empresa. É comum pensar que esse tipo de empresa possui total independência em relação a matriz, no entanto, ela segue diretrizes e regras da empresa principal.

Nesse sentido, as filiais sempre nascem a partir de uma objetivo específico, a expansão do negócio. Assim, a empresa consegue atender as necessidades de um determinado local, seja de um outro bairro, cidade ou até mesmo país. 

A abertura da filial faz com que a empresa funcione como um braço do negócio, mas que muitas vezes se adequa a demanda da abertura de um novo local. É comum, por exemplo, que o menu de empresas de comidas e lanches mudem de acordo com o que é cultural em uma determinada região, em suas filiais.

Nesse sentido, existe uma série de benefícios atrelados a esse tipo de empreendimento, veja a seguir. 

Continue a leitura: Incentivos fiscais: como consegui-los para reduzir as despesas tributárias da sua empresa.

Benefícios da abertura de filial

Para a abertura de uma filial, é preciso fazer uma análise detalhada da condição atual da empresa, seu posicionamento, os benefícios e malefícios de abrir esse tipo de empresa. 

Por isso, veja a seguir as principais vantagens de abrir uma filial

Reconhecimento de novos clientes

A abertura de uma unidade filial permite que uma empresa amplie o alcance dos seus produtos e serviços. 

A principal razão disso, é a logística simplificada que ter a sua empresa em uma região estratégica traz, trazendo maior reconhecimento para sua marca em lugares não alcançados anteriormente. 

Aumento da rentabilidade

Uma das principais consequências do aumento do reconhecimento da empresa é justamente a possibilidade de aumento da rentabilidade a partir da abertura de filial. Quando se tem um planejamento bem feito, esse é um dos principais benefícios desse tipo de negócio. 

Ao contar com outra unidade, é possível conquistar outras partes do mercado, aumentando assim, a sua representatividade em seu campo de atuação. 

Planejamento estratégico estruturado

Por se tratar de um braço da empresa matriz, uma filial conta com um planejamento estratégico já bem estruturado. Apesar de mudanças e adaptações serem necessárias, você já terá um norte de qual caminho seguir. 

O planejamento estratégico funcionará como o mapa de um negócio, indicando exatamente o caminho a ser seguido para alcançar os seus objetivos. 

Sabendo de seus benefícios, o que levar em consideração na hora da abertura de filial? Veja a seguir. 

O que considerar na hora de abrir uma filial?

Caso decida que a abertura de filial é a melhor opção para o seu negócio. Será preciso então, levar em consideração uma série de fatores que serão fundamentais para o futuro do novo negócio. 

Por isso, veja a seguir os principais pontos de atenção: 

Plano de negócios

Mesmo possuindo uma relação forte com sua matriz, o plano de negócios, é fundamental para garantir o sucesso do negócio.

Esse plano consiste em um importante documento que irá ajudar o empresário a colocar todas as ideias no papel a fim de facilitar o processo de implementação no seu negócio. Algumas informações que devem ser colocadas, são: 

  • Planejamento financeiro;
  • Plano de marketing;
  • Contratações;
  • Investimento;
  • Planejamento tributário. 

Escolha da localização

Talvez o ponto mais determinante para o sucesso da abertura de filial é escolher bem a sua localização. 

Um ponto importante para ser levado em consideração é que a filial seja em um ponto não tão próximo da matriz, afinal, a ideia é que atenda outros públicos, sem que ela seja concorrente com a empresa principal. 

É possível abrir uma filial na mesma cidade, ou até mesmo em outro município. No entanto, a segunda opção precisará de esforços diferenciados de logística e planejamento. 

Por isso, será preciso muito estudo para definir o local mais rentável para abertura de filial.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro também é fundamental para que a empresa consiga se manter no futuro. 

Afinal, o financeiro de um negócio é o núcleo que permite que todos os setores funcionem da forma correta. Aqui, que diversos pontos devem ser considerados e colocados no papel, a fim de garantir uma boa saúde financeira.

Assim, alguns custos impostos relacionados a isso, são: 

  • Despesas com água e luz;
  • Custos com folha de pagamento;
  • Despesas com tributos e contribuições;
  • Custos com sistemas;

Como você pôde observar, existem diversos pontos estratégicos que devem ser considerados na hora da abertura da filial. 

Assim, contar com o suporte de uma contabilidade será fundamental para que você consiga gerir o seu negócio com assertividade e compromisso necessário para alcançar seus objetivos.

https://www.pscontabilidade.com.br/fale-com-contabilidade-no-rio-de-janeiro

Conte com o suporte da Sciammarella Contabilidade!

Deseja realizar a abertura de filial e não sabe como? Conte com a Sciammarella Contabilidade!

Com mais de 20 anos no mercado, atuamos nos segmentos comerciais, industriais, serviços e terceiro setor. Prezando sempre pela agilidade e profissionalismo, nossos profissionais estarão prontos para te ajudar com todas as burocracias que envolvem abrir outras empresas. 

Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog para textos como esse e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Leia mais: Como ter uma marca registrada: guia para o INPI.