Com o passar dos anos, as mulheres passaram a ter uma participação no mercado mais representativa. Apesar de lento, por causa da desigualdade em relação aos homens, a relação entre Mulheres e o Mercado de Trabalho é um caminho gratificante para se percorrer.

A desigualdade salarial, a discriminação, o assédio, a sobrecarga e o simples fato de ser mulher são alguns dos principais fatores que desmotivam as mulheres a se impor no mercado de trabalho em relação aos homens.

Dessa maneira, o artigo vai abordar um pouco da presença feminina no mercado de trabalho e seus diferenciais.

Mulheres e Mercado de trabalho

A participação da mulher no mercado de trabalho começou na época da revolução industrial, pois a indústria estava crescendo e precisava de profissionais para atender a demanda.

Assim, as mulheres foram chamadas, mas os cargos ocupados por elas já eram inferiores e com um salário desproporcional ao dos homens. Elas faziam trabalhos manuais com maior nível de dedicação, trabalhavam horas a mais e não ganhavam por isso.

Com o desenvolvimento do mundo moderno, a mulher começou a ganhar um pequeno espaço, começando a querer estudar e trabalhar em algo que realmente gostasse recebendo um salário ainda menor.

Desse modo, as mulheres brasileiras ainda sofrem diariamente com todos os desafios no mercado de trabalho. A maioria das mulheres estão em trabalhos domésticos e tem um baixo nível de escolaridade.

Hoje, o Brasil tem 44% das vagas de emprego em cargos com mulheres, porém o número de mulheres desempregadas é maior em relação aos homens, segundo o IBGE.

Dificuldade das mulheres no mercado de trabalho

– Trabalham mais

As mulheres se dedicam cerca de 18 horas a mais por semana do que os homens. Esse dado do IBGE, só apresenta uma estatística gigantesca de diferença aos homens.

Elas geralmente têm que cuidar da rotina das casas, filhos, afazeres domésticos e ainda trabalham.

– Assédio e discriminação

A luta por respeito e igualdade de gênero é uma batalha diária. As mulheres devem combater todos os dias o assédio e discriminação no trabalho.

O Ministério do Trabalho realizou uma pesquisa em 2012 foram feitas 165 denúncias de assédio, tendo o número triplicado em 2017 para 340.

– Pouca representatividade na politica

A falta da representatividade das mulheres na política, também é inferior ao dos homens. De acordo com o Inter-Parliamentary Union, o Brasil ocupa o 133º lugar no ranking de 193 países que avalia a equidade de gênero e a participação da mulher no Governo.

– Profissões dominadas por homens

Mesmo com o grande número de mulheres na população brasileira, ainda existem profissões dominadas por homens e que tem posições de liderança. Veja:

  • Piloto de avião
  • Bombeiro
  • Cientista da computação
  • Mecânica
  • Gamer
  • Cineasta

Importância da mulher no mercado de trabalho

Mesmo com o cenário desigual, as mulheres têm lutado para conseguir se destacar. Uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do trabalho (OIT), afirma que a presença feminina no mercado de trabalho brasileiro pode injetar R$ 131 bilhões de receitas tributárias.

Entretanto, para isso acontecer o Brasil teria que ter políticas públicas mais eficientes para incentivar até 2025 a presença de mulheres no mercado, se distanciado da taxa de desigualdade.

Vantagens de contratar mais mulheres

– Equilíbrio

Elas têm uma grande habilidade de equilibrar seus interesses nas empresas que trabalham. Gostam de alcançar seus objetivos individuais e difunde tácticas eficientes para conciliar resultados para a empresa e do que gostam de fazer.

– Ouvem na essência

As mulheres estão predispostas a ouvir melhor as pessoas. Ou seja, elas prestam mais atenção nos feedbakcs e estão mais abertas a mudanças.

– Resilientes

Mesmo com todas as barreiras que a sociedade impõe, elas têm a perseverança de ir atrás do que deseja. As mulheres lidam melhor com a pressão e aprende com os erros e experiências ruins por qual passaram.

Desse modo, vimos que por mais que as mulheres tenham dificuldades e discriminação no ambiente de trabalho. Elas são extremamente importantes para conseguir quebrar as barreiras diárias e ainda ser uma fatia essencial para economia do mercado.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

 📍 A Sciammarella Contabilidade foi fundada em 2001, pela Contadora Patricia de Carvalho Sciammarella de Araújo, atuando nos segmentos comerciais, industriais, serviços e entidades sem fins lucrativos.