Ter uma empresa envolve a administração de muitos bens empresariais. No entanto, nada é mais importante para uma empresa do que a sua marca.
Isso porque ela é a sua identidade perante ao consumidor e muitas vezes é o primeiro contato que ele tem com a sua organização. Nesse sentido, ter uma marca registrada é fundamental.
Esse é um processo fundamental para qualquer empresa que deseja atuar no mercado de forma assertiva.
Assim, seja você um empresário que está pensando em abrir a sua empresa, ou até um profissional que já tem espaço no mercado é muito importante conhecer esse procedimento a fundo.
No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Você conhece o INPI? Para sanar essas e outras dúvidas e mostrar como ter uma marca registrada, preparamos esse artigo para você.
Tenha uma boa leitura!
O que é o INPI?
O INPI é uma autarquia federal, e é ligado ao Ministério do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior. Assim mesmo sendo uma instituição pública, o governo influencia pouco em suas decisões.
Assim, ele é responsável por fazer cumprir todas as normas e diretrizes que regulam a Lei de Propriedade Industrial. Logo, ele tem o poder de conceder o registro de:
- Marcas;
- Patentes;
- Desenhos industriais;
- Transferência de tecnologia;
- Indicação geográfica;
- Programa de computador;
- Topografia de circuito integrado.
Desse modo, ele também tem o importante papel de proteger a propriedade industrial. Mas afinal, como ter uma marca registrada? Continue nesse artigo para descobrir.
Continue a leitura: Consultoria financeira: como essa solução pode ajudar no crescimento da sua empresa.
Como ter uma marca registrada?
Agora que você já sabe o que é o INPI, chegou o momento de aprender a registrar uma marca.
Naturalmente, o processo deve ser feito junto ao INPI, e pode ser feito de forma online pelo próprio site do Instituto. Para te ajudar a entender como conseguir uma marca registrada, preparamos um passo a passo de como fazer o registro.
Pesquise o nome da marca
O primeiro passo para ter uma marca registrada é identificar se a marca que você deseja registrar já não está em uso.
Isso é muito importante para que você não tenha o seu pedido negado. Assim, é importante que você faça uma pesquisa.
Vale ressaltar que perante a lei duas empresas podem ter o mesmo nome, desde que pertençam a ramos de atuação e classes diferentes.
Inicie o processo junto ao INPI
Sabendo que não existe nenhuma outra empresa com o seu nome que deseja registrar, você pode iniciar o processo para conseguir a sua marca registrada.
Assim, você deve enviar documentos relacionados a sua pessoa física jurídica e em alguns casos, é necessário comprovar a atividade da empresa. Os documentos para iniciar o registro são:
- Cadastre-se no site do INPI;
- Emita a Guia de Recolhimento da União (GRU);
- Acesse o e-Marcas e preencha o formulário.
Vale ressaltar, que esses são apenas os documentos para iniciar o registro, assim, é preciso acompanhar o processo com atenção, pois outros documentos podem ser solicitados.
Além disso, o prazo para de uma marca registrada é de 10 anos e precisa ser renovado após esse tempo.
Escolha a classificação da sua marca
Por fim, será preciso que você escolha a classe da marca que você deseja registrar.
A classe de uma marca, é uma forma de padronizar a catalogação de produtos e serviços, é um sistema internacional, e possui 45 classes diferentes que um empresário pode escolher na hora do pedido de registros.
Você pode conferir todas, a partir do manual de marcas que é disponibilizado pelo INPI. É preciso estar bastante atento nesse momento para que você não enquadre a sua empresa numa classe incorreta. Caso isso aconteça, o seu pedido pode ser cancelado.
Mas afinal, quais são os benefícios de se ter uma marca registrada? Veja a seguir.
Quais os benefícios do registro de marcas?
Registrar uma marca é imprescindível para ser facilmente reconhecido no mercado. No entanto, essa não é a única vantagem. Confira a seguir os principais benefícios desse processo.
- Protege a empresa de uso indevido;
- Mais credibilidade no mercado;
- Possibilidade de licenciamento;
- A marca vira uma propriedade;
- Possibilidade de criar franquias.
Agora que você já sabe tudo sobre o como ter uma marca registrada, saiba que não é necessário fazer tudo sozinho. Tendo uma empresa de contabilidade do seu lado, todo o processo de abertura e gestão da empresa é facilitado.
Conte com a Sciammarella Contabilidade!
Deseja ter uma marca registrada mas não sabe como? Conte com o suporte da Sciammarella Contabilidade!
Com mais de 20 anos de experiência no mercado. Nossa empresa preza sempre pela agilidade e profissionalismo.
Nossa equipe de profissionais, está apta para te dar todo o suporte não apenas na hora de abrir empresa e registrar a sua marca, como também durante toda a gestão da sua empresa.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog e conheça mais de nossas soluções, e também não se esqueça de acessar nossas redes sociais.
Leia mais: Como iniciar um negócio digital de forma estruturada.