Sabemos que administrar um negócio envolve inúmeras responsabilidades, como, por exemplo, a realização de uma gestão de caixa eficiente.
Dessa maneira, toda empresa que não implementa uma boa gestão em suas finanças pode encontrar sérias dificuldades em se manter atuante no mercado.
Afinal de contas, o controle financeiro tem a capacidade de determinar o sucesso de uma empresa ou levá-la ao processo de falência.
Portanto, se você deseja descobrir como implementar uma gestão de caixa estruturada e eficiente, acompanhe este artigo! Leia e entenda qual a importância da adoção desta rotina para a sua empresa.
Aproveite para ler também sobre: Contabilidade para empresas do terceiro setor no Rio de Janeiro: conheça a importância.
O que é gestão de caixa?
A organização financeira é fundamental para que as empresas, incluindo-se os pequenos negócios, possam continuar suas atividades mesmo diante das adversidades externas, como é o caso da crise do Coronavírus.
Nesse aspecto, a gestão de caixa se apresenta como o registro de todas as movimentações financeiras dentro de um determinado período. Ou seja, é uma ferramenta contábil que se encarrega de registrar todas as entradas e saídas do caixa de uma empresa, incluindo-se as previsões.
Realizar este controle é de extrema importância, uma vez que ele permite que uma empresa se mantenha em dia com todas as suas responsabilidades financeiras (pagamento de contas, impostos e custos com funcionários).
Neste processo é feito o registro detalhado de todas as entradas e saídas financeiras. O intuito deste acompanhamento constante é garantir que o caixa da empresa tenha capital de giro suficiente para cumprir com obrigações financeiras, garantindo a continuidade das atividades econômicas.
Caso seja identificada a insuficiência de recursos, o empresário ou gestor poderá agir de maneira rápida, trabalhando no aumento das vendas ou realizando o corte de gastos.
Portanto, a fim de manter sua empresa financeiramente saudável, deve-se adotar estratégias para implementar uma gestão de caixa eficaz. Confira, a seguir, como este processo pode ser realizado.
Como implementar uma gestão de caixa eficiente?
Em pequenas e médias empresas é bastante comum implementar a gestão de caixa por meio de planilhas.
Neste documento deve ser feito o registro de despesas e recebimentos, por menores que sejam, a fim de possibilitar a classificação desses valores e promover o entendimento sobre o uso do dinheiro.
Confira, a seguir, quais passos devem ser adotados para que a gestão de caixa seja feita de maneira eficiente:
- Registrar todos os recebimentos da empresa, independentemente da sua origem;
- Fazer o registro dos pagamentos de todas as naturezas;
- Realizar projeções financeiras referentes a todas as entradas e saídas previstas.
Esse controle deve ser feito de forma periódica, semanalmente ou mensalmente, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Com o tempo, o registro por meio de uma planilha pode ser abandonado, podendo ser adotado um sistema de gestão. Com isso, a empresa pode ganhar em otimização do tempo e aumento da eficiência dos processos.
Qual a importância da gestão de caixa?
Já foi possível compreender que uma gestão de caixa permite que uma empresa se mantenha em dia com as suas finanças, independentemente do contexto no qual ela está inserida.
Além disso, quando realizada a gestão de caixa, por meio de uma planilha ou de um software, a empresa passa a beneficiar com uma visão mais ampla das suas finanças, fomentando a tomada de decisões.
Também vale citar que o controle financeiro permite que uma empresa monitore a destinação do dinheiro, além de identificar qual a origem dos seus recebimentos.
Desse modo, fica mais prático registrar e ter um controle sobre todas as suas despesas e assim identificar qual é a situação atual das finanças da empresa.
Quais os benefícios da gestão de caixa?
Se você ainda possui dúvidas acerca da gestão de caixa para uma empresa, confira, a seguir, quais os seus principais benefícios:
- Permite uma melhor organização das finanças;
- Identifica gastos que podem ser cortados ou reduzidos;
- Realiza a previsão de impactos financeiros para os próximos meses;
- Contribui para um melhor controle de estoque;
- Possibilita identificar se o cenário está adequado para investimentos;
- Identifica se o faturamento mensal é suficiente para manter a empresa em operação.
Diante dos benefícios evidenciados, fica-nos claro que a gestão de caixa é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio, auxiliando na implementação de um controle financeiro eficiente.
Agora que você já sabe como aderir uma gestão de caixa eficiente na sua empresa e qual a sua importância, chegou a hora de saber como aplicar os processos.
Dicas para realizar a gestão de caixa
Confira, a seguir, algumas rotinas necessárias para manter a gestão de caixa em dia, contribuindo com um controle financeiro eficaz e com o desenvolvimento do seu negócio:
- Registre as movimentações financeiras por categorias;
- Tenha o hábito de conferir o fluxo de caixa diariamente;
- Faça um planejamento em curto e longo prazo;
- Gerencie o seu estoque;
- Faça uma avaliação do seu capital de giro;
- Automatize os seus processos.
Conforme pudemos observar, a gestão de caixa é uma estratégica gerencial fundamental para toda empresa, independente do porte ou segmento. Logo, não hesite em adotar este serviço na sua empresa.
Conte com um serviço especializado em gestão de caixa!
Conte com as especialidades oferecidas pela Sciammarella Contabilidade, sediada no Rio de Janeiro. Oferecemos um serviço especializado em assessoria contábil para que você possa ter melhor compreensão a respeito dos números do seu negócio.
Estamos devidamente preparados para atender às necessidades da sua empresa, descomplicando sua rotina e cuidando da gestão de caixa da sua empresa.
Fale conosco e descubra como podemos lhe ajudar!
Além disso, não perca a oportunidade de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para conferir outros conteúdos de valor!
Leia também sobre: Orçamento empresarial: Passo a passo de como criar um para sua empresa.