O empreendedorismo feminino vem crescendo nos últimos anos e cada vez mais é possível ver mulheres dirigindo as pequenas e grandes empresas localizadas por todo o mundo.
Atualmente, são mais de 7 milhões de mulheres responsáveis pelo seu próprio negócios e a tendência é que este número cresça cada dia mais.
A seguir, veja a seguir um pouco mais sobre o empreendedorismo feminino.
O que é o empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino vem crescendo e se transformando. Este termo faz referência à presença das mulheres nos mais diversos setores no mundo do negócio.
Seja abrindo seu próprio negócio ou cuidando da gestão de grandes empresas, a presença feminina vem ganhando mais espaço corporativo.
A taxa do empreendedorismo feminino vem superando recordes no Brasil, nos últimos 14 anos. Segunda uma pesquisa da GEM divulgada pelo Sebrae, cerca de 70% da mulheres são chefes de família.
O poder feminino vem tomando conta do mercado nos mais diversos segmentos empresariais, movimentando a economia principalmente das áreas de:
- Beleza;
- Moda; e
- Alimentação.
Mas afinal o que leva as mulheres a empreenderem?
No mundo corporativo, inúmeros são os motivos que levam as mulheres a se tornarem empreendedoras.
Sendo um dos principais motivos a sua independência financeira como também exercer uma atividade que lhe forneça maior satisfação. Além disso, muitas profissionais buscam fazer a diferença no mercado.
Quais são os principais desafios para mulheres empreendedoras?
Mesmo diante deste cenário de constante crescimento, muitas mulheres ainda enfrentam diversos desafios no dia a dia, como por exemplo:
Preconceito
O número um desta lista é o preconceito diário enfrentado pelas mulheres. No ambiente de trabalho, encontram diversas diferenças, principalmente salariais, quando comparada aos homens que possuem o mesmo cargo ou trabalham na mesma equipe.
Dupla jornada
As mulheres que decidem empreender precisam constantemente conciliar a responsabilidade de sua vida profissional com a pessoal. Realizam dupla jornada de serviço, sendo responsáveis também pela economia da casa e educação de seus filhos.
Autoconfiança
Em terceiro lugar, vamos falar da autoconfiança feminina que muitas vezes está vinculada ao receio de não conseguir superar um desafio. Além disso, a falta de autoconfiança acaba gerando um segundo desafio, a descrença em seu próprio potencial.
A falta de confiança, principalmente quando comparada à posição feminina no mercado com a masculina, acaba fazendo com que muitas mulheres desacreditem que são capazes de comandar sua própria empresa.
Contudo, o empreendedorismo feminino vem auxiliado tanto que está começando como quem já está consolidado no mercado, inspirando cada vez mais mulheres a superar os seus medos.
Mulheres empreendedoras: Conheça mulheres em quem você pode se inspirar
Ao longo de décadas, a mulher vem revolucionando o mercado e inspirando outras com suas histórias nos ramos dos negócios. Os caminhos de muitas delas não foram fáceis, mas certamente de muito sucesso. Veja agora algumas dessas mulheres que conseguiram se destacar no mercado:
Luiza Helena Trajano
Empreendedora brasileira, Luiza Helena Trajano (@luizahelenatrajano), transformou a empresa de família em uma das maiores varejistas do país, a Magazine Luiza. Sua história nos mostra a importância estratégica para obter os melhores resultados.
Helena Rizzo
Esta é uma das maiores chef´s do mundo. Além disso, ela possui um dos mais concorridos restaurantes de São Paulo. Helena Rizzo (@helenarizzo), nos mostra a importância de buscar uma boa qualificação para incrementar a realização dos seus sonhos.
Coco Chanel
Gabrielle Chanel, mais conhecida Coco Chanel, não apenas inovou o mercado da moda como também lançou novas tendências, se tornando uma das marcas de luxo mais conhecidas do mundo. Logo se tornou uma das mulheres mais importantes do século XX.
Kylie Jenner
Uma das mais novas empreendedoras bilionárias do mundo. Kylie Jenner (@kyliejenner) em 2015, acumulou cerca de 900 milhões de dólares com sua linha de cosméticos, conhecida como Kylie Cosmetics e grande parte do seu sucesso está atribuído ao empreendedorismo digital.
Como é possível perceber, não nos falta exemplo de grandes mulheres empreendedoras que não tiverem medo de inovar e usaram a sua criatividade para alavancar os seus negócios e conquistar os seus sonhos, servindo de exemplo para muitas outras mulheres.
Sonha em se tornar uma empreendedora de grande sucesso? Acompanhe nosso blog e aproveite para ler: Mulheres e o mercado de trabalho: Os diferenciais da presença feminina no setor