A vontade feminina de empreender vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. Isso torna, o empreendedorismo feminino uma forma de transformação social, e afeta a economia do país.
De acordo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 34% dos empreendimentos hoje são comandados por mulheres. E esse número tende a crescer anualmente.
Dessa maneira, este artigo vai abordar a importância do empreendedorismo feminino.
Importância do empreendedorismo feminino
O simples fato de empreender, sendo mulher é um ato de coragem e quebra de sistema. Pois, vivemos numa sociedade machista onde os homens ganham mais que as mulheres mesmo tendo a mesma função.
A importância do empreendedorismo feminino vem da grande capacidade das mulheres de lidar com várias tarefas e ser ética em suas funções.
Hoje as mulheres empreendedoras buscam além do lucro, uma satisfação pessoal e alguma mudança positiva no mundo. Elas vêm com novas idéias, novas formas de divulgar o seu trabalho e com isso atingem resultados certeiros.
Vale ressaltar que em um cenário de negócio, elas apresentam uma oportunidade de trazer novos resultados e atender novas demandas. Assim, as mulheres no mercado de trabalho desenvolvem excelentes atividades para uma empresa.
Impacto na Economia
A economia começou a mudar quando as mulheres começaram a trabalhar fora de casa. Elas ganharam regulamentação e conquistaram em 1988 os mesmos diretos jurídicos dos homens, sendo consideradas capazes.
Com uma grande participação da mulher no mercado, a economia cresceu exponencialmente em relação ao trabalho dos homens.
Dados de uma pesquisa do IBGE com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que a participação da mulher no mercado em 2017 superou a do homem em meio à crise.
Uma outra pesquisa aponta que as mulheres são responsáveis por 51,5% dos novos negócios no Brasil em 2016. A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) ainda afirma que os homens dominam em empresas mais conservadoras.
Quais os maiores desafios encontrados?
– Barreira social
O simples fato de ser mulher é uma barreira social que parece um problema na área de arrumar um emprego, empreender e viver.
Assim, muitas mulheres sofrem assédios e atitudes machistas no trabalho.
– Salários inferiores
De acordo como IBGE, os homens ganham mais que as mulheres mesmo tendo o mesmo cargo e nível acadêmico.
– Ausência de suporte familiar
Por um Brasil ainda ser um país, muito conservador é muito comum que as famílias não incentivem as mulheres a saírem de casa e ir atrás do seu sonho.
– Autoconfiança
Mesmo com a falta de apoio, elas precisam confiar no seu talento. Assim, elas são conhecidas por superar qualquer situação, transformando-as em algo positivo.
– Multitarefas
Conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo, cuidar da casa, dos filhos e ainda empreender na sua empresa.
Elas querem ser respeitadas e capacitadas no mercado de trabalho.
– Limitação de crédito
O problema maior dos empreendedores é a dificuldade de obter crédito. Mas, para mulheres é ainda pior, pois o limite costuma ser reduzido.
Com isso, vimos que ainda é preciso cumprir um longo caminho para superar essa desigualdade. Contudo, pode ser conquistado pela força de vontade das mulheres.
Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇
📍 A Sciammarella Contabilidade foi fundada em 2001, pela Contadora Patricia de Carvalho Sciammarella de Araújo, atuando nos segmentos comerciais, industriais, serviços e entidades sem fins lucrativos.