Muitas vezes considerado o principal bem de uma organização, o capital humano é um dos fatores de sucesso para uma empresa.
Dessa forma, fazer a gestão do capital humano é fundamental para que um negócio possa produzir mais e com um alto índice de qualidade.
Essa gestão é de extrema importância, uma vez que são os funcionários os responsáveis pelo desempenho das atividades dentro de um negócio.
Portanto, se você tem interesse em entender como fazer a gestão de capital humano e criar uma equipe de sucesso para a sua empresa, continue acompanhando o nosso artigo! Veja a seguir!
O que é capital humano?
Precisamos concordar que uma empresa sem funcionários poderá encontrar sérias dificuldades para se manter no mercado. Isso se for possível gerenciar um negócio sem a presença de colaboradores.
Desse modo, compreende-se como capital humano todos aspectos como competências, habilidades e conhecimentos técnicos observados em uma pessoa no desenvolvimento do seu trabalho.
Tanto o termo e seu conceito foram criados pelo economista Theodore W. Shultz, em 1950. Desde então, eles cumprem um papel fundamental dentro das empresas.
Sendo assim, quando falamos em capital humano, estamos nos referindo às qualidades de um profissional. O intuito é incentivar os colaboradores a utilizá-las em prol do crescimento de um negócio, proporcionando assim ótimos resultados financeiros.
Portanto, toda empresa, independentemente do seu segmento, deve investir em seu capital humano a fim de garantir um melhor desempenho.
Para que esse processo possa ficar mais claro, conheça agora a importância de se fazer a gestão de capital humano.
Qual a importância do capital humano para uma empresa?
Atualmente, entendendo a competitividade encontrada no mercado, o capital humano se apresenta como um diferencial.
Dessa maneira, as empresas precisam passar a enxergar esse setor de maneira estratégica, promovendo o desenvolvimento do capital humano e melhorando todos os seus processos internos.
Além disso, a maneira como uma empresa lida com o seu capital humano pode abrir as portas para a atração de talentos.
Em suma, aquela empresa que pensa estrategicamente esse setor pode acabar promovendo o interesse de candidatos com grande potencial para ingressar em uma organização. O que leva todo e qualquer negócio a implementar estratégias para formar uma equipe de sucesso.
Leia mais sobre: Negócios sustentáveis: Saiba como crescer de forma estruturada
Como fazer a gestão de capital humano?
Gerir o capital humano de uma empresa é uma tarefa repleta de desafios. No entanto, não estamos falando de um processo impossível.
Em primeiro lugar, é fundamental entender o perfil dos seus colaboradores e motivá-los a buscarem mais.
Se a sua empresa deseja crescer, é necessário, além de valorizar os seus funcionários, incentivá-los a não se acomodarem. Para deixar a tarefa de fazer a gestão do capital humano mais fácil, acompanhe algumas práticas para o seu negócio. Veja a seguir!
Identifique o perfil dos seus funcionários
O primeiro passo para fazer a gestão de capital humano e criar assim uma equipe de sucesso é identificar qual é o perfil dos seus colaboradores.
Portanto, faça um planejamento estratégico, buscando definir todas as competências individuais e organizacionais de todos dentro da empresa.
Dessa maneira, é possível fazer uma análise de desempenho entre os colaboradores, orientando cada tarefa de acordo com a experiência referente a cada funcionário.
Assim, conseguirá extrair o melhor de cada colaborador, dentro das suas características. Esse fator é fundamental também na hora de novas contratações, uma vez que agora já é possível identificar o perfil indicado para uma vaga.
Aproveite para ler mais sobre: Empreendedorismo Feminino
Faça uma gestão de desempenho
Muitas empresas erram ao não fazer avaliações de desempenho entre os seus colaboradores e nos seus setores.
Desse modo, é de extrema importância implementar uma gestão de desempenho, a fim de compreender melhor como funciona cada processo dentro da empresa.
Com uma gestão de desempenho eficaz, é possível identificar as necessidades de cada colaborador, assim como também de toda a equipe.
Além disso, as avaliações de desempenho permitem ter uma visão mais ampla de um negócio, sendo possível enxergar quais setores precisam passar por melhorias.
Invista na capacitação
Outro fator de extrema importância na gestão de capital humano é o investimento feito na capacitação dos funcionários.
Isso porque, é necessário promover iniciativas que possibilitem capacitar toda a sua equipe a fim de melhorar os seus resultados.
A realização de treinamentos e oficinas de capacitação se apresentam como uma alternativa de fácil acesso para incentivar a gestão de capital humano.
Além disso, os funcionários acabam se sentindo mais valorizados. O que vale tanto para aqueles que já possuem vários anos de casa, servindo como uma reciclagem dos seus conhecimentos, quanto para os jovens talentos, que podem se aprofundar na cultura organizacional da empresa.
De todo modo, é fundamental compreender que a gestão de capital humano é essencial para criar uma equipe de sucesso. Se você deseja ver os seus resultados aumentando, comece a investir nos seus colaboradores!
Conte com apoio de uma assessoria de departamento pessoal
A assessoria de departamento pessoal, é uma importante ferramenta que promove maior segurança para as empresas e também para seus funcionários.
Desta forma, ao contratar este serviço, a empresa contará com um suporte especializado no desenvolvimento de diversos processos que fazem parte da rotina do departamento pessoal.
Acompanhe a seguir como a assessoria de departamento pessoal, auxilia na rotina trabalhista de um negócio:
- Realização de processos de admissão de funcionários;
- Demissão de funcionários;
- Cálculo dos valores de benefícios concedidos;
- Cálculo e verificação do período de férias;
- Organização para cumprimento dos direitos do funcionário;
- Emissão da folha de pagamento.
A Sciammarella atua no segmento de assessoria contábil, fiscal e de departamento pessoal. Buscamos atender as expectativas dos nossos clientes, prestando os melhores serviços especializados nas áreas societária, contábil, fiscal, tributária, pessoal e de recursos humanos.
O que você achou do nosso artigo sobre a gestão de capital humano? Caso tenha ficado alguma dúvida, comente conosco no campo destinado para os comentários.
Aproveite para acompanhar outros artigos como o que você acabou de ler por meio do nosso blog. Nos vemos lá!