O que fazer com uma igreja nunca teve uma contabilidade? Mesmo estando isentas de impostos referentes a sua arrecadação, as igrejas também possuem suas responsabilidades.
Sendo assim, é possível que uma igreja esteja funcionando sem sequer estar devidamente regularizada, tampouco em dia com as suas obrigações.
Além disso, aquelas igrejas que nunca tiveram o apoio de uma contabilidade podem estar funcionando de maneira ilegal. Ou seja, sujeitas a multas e à sérias consequências para os seus administradores.
Portanto, visando auxiliar aquelas igrejas que nunca tiveram uma contabilidade ao seu lado, preparamos este artigo. Para descobrir tudo sobre o assunto, continue acompanhando!
Minha igreja nunca teve uma contabilidade e agora?
Atualmente, um grande número de igrejas podem estar atuando de maneira irregular, se esquecendo de cumprir algumas exigências.
Ou seja, é possível que uma igreja, que nunca teve uma contabilidade, esteja funcionando com a ausência de documentos obrigatórios, como o CNPJ.
Dessa maneira, é de extrema importância que todo pastor ou padre busque, antes de abrir a sua igreja, contar com o apoio de profissionais contábeis. Inclusive, este relacionamento deve durar mesmo depois da abertura, uma vez que uma igreja possui sim as suas obrigações.
Portanto, uma contabilidade possui um papel fundamental para a vida de uma igreja, passando por sua legalização e até mesmo sua regularização. Conheça agora a diferença entre esses dois processos.
Aproveite para ler: Principais medidas do governo brasileiro contra o Coronavírus
Qual a diferença entre legalizar e regularizar uma igreja?
Quando analisamos a relação entre uma igreja e uma contabilidade, os dois processos em questão possuem um papel fundamental.
Sendo assim, legalizar uma igreja se refere ao processo de se apresentar aos órgãos competentes do país. Ou seja, é a mesma coisa de abrir uma igreja juridicamente.
Visto a falta de conhecimento técnico por parte de quem está responsável por abrir uma igreja, é indispensável contar com profissionais especializados.
Em contrapartida, o processo de regularizar uma igreja diz respeito quando uma igreja, que já foi aberta juridicamente, mas não manteve sua contabilidade em dia. Dessa maneira, ela se encontra com pendências com os órgãos fiscalizadores do Governo.
Ou seja, se a sua igreja nunca teve uma contabilidade, chegou a hora de se atentar aos riscos que você está se sujeitando.
Quais as obrigações de uma igreja?
É certo que as igrejas estão imunes ao pagamento de tributos cobrados sobre as suas doações, assim como ao envio de obrigações ao Governo. No entanto, as igrejas possuem a responsabilidade de enviar as suas obrigações acessórias.
Dessa forma, é importante ressaltar que mesmo aquelas igrejas que não possuem nenhuma movimentação também devem estar em dia com as suas responsabilidades.
O não cumprimento das obrigações de uma igreja pode fazer com que elas recebam multas ou tenham os seus registros inaptos.
Sendo assim, é dever de toda igreja apresentar várias obrigações junto ao Governo, como as citadas abaixo:
- ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
- ECD (Escrituração Contábil Digital);
- E-Social;
- DCTF;
- DIRF (Declaração de Imposto de Renda na Fonte);
- SEFIP;
- RAIS;
- CAGED.
Qualquer uma dessas obrigações acessórias, quando não entregues, colocam a regularização e o funcionamento de uma igreja em risco.
É fundamental entender que, no caso daquelas igrejas que se consideram inativas, o envio de obrigações também é necessário.
Sendo assim, deve-se, em primeiro lugar, se certificar de que a sua igreja está, de fato, inativa. Para isso, ela não pode ter realizado nenhuma atividade, de qualquer tipo, financeira ou operacional, durante todo um ano.
Ou seja, se durante um ano, a igreja realizou o pagamento de uma conta de água, luz, aluguel ou até mesmo um depósito bancário, ela não pode ser considerada inativa.
E se a minha igreja nunca teve uma contabilidade?
Se a sua igreja nunca teve uma contabilidade, chegou a hora de contar com o apoio de profissionais especializados no assunto, não é mesmo?
Além do péssimo testemunho de manter uma igreja funcionando sem estar devidamente regularizada, ela fica sujeita à multas.
Portanto, após a leitura deste artigo, é fundamental que você entenda que, mesmo imune de impostos, as igrejas possuem sim as suas obrigações.
Desse modo, entre em contato agora mesmo com uma contabilidade e conte os os seus serviços para manter a sua igreja regularizada.
O que você achou do nosso artigo? Agora já sabe a relação entre uma igreja e uma contabilidade?
Para mais informações e dicas, acesse o nosso blog e leia todo o conteúdo que disponibilizamos por lá!