Ser líder é um dos papéis fundamentais dos empreendedores. Portanto, é necessário desenvolver plano de ação, priorizar a saúde financeira do seu empreendimento e ter em mente o conceito de geração de caixa.
Sendo assim, deve ter como prioridade máxima o controle do fluxo de caixa para que possa estar sempre em crescimento.
Em nosso artigo a seguir, veja o que significa geração de caixa e como elaborar um plano quando tudo parecer que não há mais alternativas.
O que é geração de caixa?
Por vezes, muitos empreendedores acabam confundindo a geração de caixa com o lucro. Isso pode fazer com que venham a tomar decisões equivocadas na gestão dos negócios e até mesmo levar à descontinuidade da empresa.
Dessa maneira, durante um período de crise, muitas empresas correm o risco de falência, causada por falta de fluxo de caixa, aliada à ausência da melhor visão de seus gestores para conduzir as atividades de recebimento e pagamentos.
Desse modo, a geração de caixa serve para indicar a capacidade que uma empresa dispõe para cumprir os pagamentos como impostos, tributos, folha de pagamento, fornecedores e outros.
A geração de caixa ocorre por meio das entradas de dinheiro que uma empresa pode ter. Dessa forma, essas entradas de caixa podem ser por vendas de produtos ou prestação de serviços.
Sendo assim, todo dinheiro que entra na empresa vai direto para o caixa, logo o caixa fica positivo. Devido à saída com pagamentos, o caixa pode se tornar negativo.
Portanto, na lógica, todo caixa precisa está sempre com saldo positivo para prevenir atrasos nos pagamentos e evitar problemas financeiros.
Escolha métricas para o acompanhamento da geração de caixa
Escolha métricas para gerenciar a saúde financeira de sua empresa com monitoramento diariamente. Veja algumas dicas a seguir:
Fluxo de caixa futuro
Utilize o regime de caixa para uma boa gestão das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.
Desse modo, enquanto empreendedor, assim você conseguirá ver com clareza as entradas de receitas e pode até antecipar os recebíveis.
Venda e retenção de clientes
Manter um cliente satisfeito é uma ação mais simples do que atrair um cliente novo, principalmente porque o seu esforço de captação já aconteceu.
Sendo assim, busque formas para engajar a sua carteira de clientes ativos, a fim de mantê-los.
Margem de contribuição
Promova uma maior redução de custos, visando eliminar todos os seus gastos que não apresentam margem positiva em suas operações.
Como melhorar a geração de caixa?
O principal motivo para melhorar a geração de caixa de sua empresa é manter sua saúde financeira sempre estável.
Dessa maneira, acompanhe a seguir dicas de como melhorar a geração de caixa:
Melhore o controle do seu faturamento
Compreender o faturamento de seu negócio é fundamental para que consiga aumentar o seu lucro, melhorando diretamente o seu fluxo de caixa.
Desse modo, é essencial que o empreendedor dedique tempo e atenção na melhoria de seus processos.
Consolide os empréstimos solicitados
Geralmente, micro e pequenos empreendedores possuem um maior receio de contratar serviços financiamento e empréstimos.
Entretanto, este público também é o que mais acumula contratos, acumulando sempre juros e dívidas.
Portanto, se você, empreendedor, faz parte deste time busque negociar com o banco melhores condições para o pagamento de todas as suas pendências financeiras.
Crie oportunidade de incentivos para seus clientes
Criar promoções e descontos são oportunidades que podem gerar maior entrada de dinheiro em seu caixa.
Sendo assim, para aqueles clientes que apresentam atraso em seus pagamentos mensais, o empreendedor pode oferecer desconto caso ele realize seus pagamentos em uma data específica.
Automatize processos
Atualmente, é possível automatizar todos os processos como o faturamento, controle de estoque, fluxo de caixa, envio de documentação para contabilidade e órgão responsáveis, entre outros.
Portanto, pode-se concluir que a geração de caixa deve ser sempre uma prioridade, independentemente do tamanho ou setor de uma empresa.
Dessa forma, todos empreendedores precisam manter um controle eficiente sobre suas entradas e saídas de suas operações, a fim de assegurar maior estabilidade financeira.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como criar um plano de crescimento para seu negócio, ou como fazer a precificação de seus produtos , acesse nosso blog e leia nosso conteúdo educativos.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog! Desse modo, você fica por dentro de todas as nossas dicas e serviços.
Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares.