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Como fazer a precificação de produtos e serviços?

Definir corretamente o preço de vendas de seus produtos e serviços é fundamental para ter um capital de giro sempre positivo. Contudo, para que isso ocorra, será preciso fazer a precificação de produtos e serviços, a fim que assim possa obter lucro em seu negócio.

Apesar disso, muitos gestores ainda cometem erros ao precificar as suas mercadorias.

Dessa forma, ao optar por utilizar uma antiga fórmula que só considera o custo de um produto, sem levar em conta suas possíveis variáveis.

Para fazer a precificação de produtos e serviços de forma correta, é preciso considerar o total de seus custos, como também o seu valor agregado, análise da concorrência, perfil de consumidores, etc.

É o que leva muitos empreendedores a contarem com o auxílio de uma contabilidade.

Quer aprender como fazer a precificação de produtos e serviços? Confira nosso artigo.

Entenda o que é preço de venda

Um dos maiores desafios na precificação de produtos e serviços é identificar o ponto de equilíbrio entre os custos de sua produção, o valor que a concorrência pratica e a margem de lucro gerada em cada venda.

Isto é, uma empresa nunca poderá cobrar barato demais, a ponto que sua lucratividade seja zero ou insuficientes para pagar os seus custos. Ou cobrar caro demais, de modo que não consiga vender os seus produtos.

Sendo assim, o primeiro passo para entender melhor o preço de venda de cada produto é compreender quais são os custos envolvidos como também quais fatores no mercado podem influenciar a sua venda.

Portanto, é preciso considerar tanto os fatores internos (custos, matéria-prima, mão de obra, etc.) como também os externos (como os valores praticados no mercado e a EPP).

Saiba as diferenças entre preço e valor

Muitas pessoas acabam confundindo os conceitos de preço e valor, imaginado que estes termos podem significar a mesma coisa.

Contudo, precisamos entender que quando falamos em preço, estamos falando dos custos de sua produção, encargos, etc.  Já o termo valor está relacionado com o modo em que as pessoas enxergam a sua marca.

Você pode estar se perguntando, como o valor pode influenciar o processo de precificação de produtos e serviços? Esta resposta é bastante simples: quando uma marca cobra por seus serviços um preço muito baixo, muito provavelmente ele aumentará o seu número de vendas. Porém, essa empresa não alcançaria o mesmo público, caso cobrasse um valor mais alto.

Além disso, quando uma empresa consegue agregar valor aos seus produtos, ela passa a ter uma valorização maior de seus produtos.

Conheça os custos da empresa

Conhecer com propriedade quais são os custos da sua atividade empresarial é um aspecto essencial para a análise da viabilidade comercial de sua empresa. Uma vez que, por meio da projeção de suas receitas é possível conhecer todos os seus custos envolvidos, identificando assim se está tendo margem de lucro. Desta maneira, é  importante saber diferenciar quais são os seus custos fixos e os seus custos variáveis.

Os custos fixos podem ser compreendidos como todos os gastos envolvidos no processo de produção e vendas, como, por exemplo, os custos de equipamentos, aluguel de imóvel, etc.

Já os custos variáveis estão envolvidos com os gastos que podem ter variações, conforme o volume de produção e vendas, como contas de água, energia elétrica e comissões de vendas, por exemplo.

Métodos de precificação de produtos

Existem diferentes fórmulas de precificação de produtos e serviços de fácil compreensão e aplicação. Veja seguir alguns modelos:

Markup

A estratégia de precificação de produtos e serviços, conhecida por Markup, opera como um índice multiplicador. Este método tem como base o custo da mercadoria vendida, mais os impostos gerados em suas vendas e o seu custo fixo, além de estabelecer a margem de lucro que deseja atingir.

Dobro do custo

Nossa segunda fórmula é o dobro do custo, muito utilizada pelos varejistas. Nesta fórmula, é possível dobrar os custos do produto, precificando, assim, o valor de sua venda. Contudo, este método não leva em conta variáveis como os custos e encargos de cada mercadoria.

Precificação múltipla

A precificação múltipla visa atrair os seus clientes, elevando o seu número de vendas diante da oferta de produtos com um valor abaixo do mercado. Desta maneira, o consumidor acaba tendo a percepção de estar comprando mais por menos. Além disso, esta pode ser uma boa estratégia para implementar novos produtos no mercado.

Entendeu como é possível definir o preço de seus produtos em sua empresa? Utilize o campo de comentários para nos contar como realiza o processo de precificação de produtos e serviços em sua empresa.

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