Blog de Contabilidade no Rio de Janeiro | Sciamarella Contabilidade

maes-empreendedoras

Mães empreendedoras: como conciliar maternidade e empreendedorismo

Ser mulher, mãe e dona de empresa é um trabalho difícil, porém não impossível. Hoje, muitas mulheres são mães e empreendedoras, sendo uma nova modalidade da mulher moderna.

As mães empreendedoras já foram muito discriminadas pela sociedade, pois não aceitavam que elas deixassem os filhos para trabalharem, ou seja, para cuidarem de assuntos que podiam ser feitos pelos maridos.

Porém, elas utilizaram do poder da independência para se motivar e conciliar maternidade e empreendedorismo. O Sebrae realizou uma pesquisa que a maioria das empresas criadas no Brasil, é de mulheres.

Afirma ainda que a maioria fundadas por mães empreendedoras tem um rendimento e lucro maior do que dos homens, superando uma média acima de 47,5%.

Dessa maneira, este artigo vai tratar um pouco sobre o universo de mães empreendedoras e algumas dicas de como conciliar a maternidade e o empreendedorismo.

O que é ser uma mãe empreendedora?

É não permitir que os empecilhos da rotina de mãe, atrapalhe os seus sonhos e o seu sucesso empresarial.

Vale lembrar que a maioria das mães utilizam o período de licença maternidade para pensar em estratégias fortes para um possível negócio.

Uma motivação para ser mãe empreendedora também vem de aproveitar o tempo com filhos com mais qualidade, trabalhar em algo que gosta e ainda obter uma renda extra.

Como conciliar maternidade e empreendedorismo

– Planeje seu rendimento

Veja como vai ser sua rotina. Respeite seus limites. Não dê um passo maior que a perna.

O melhor a se fazer é testar qual melhor horário para correr atrás das demandas da sua empresa.

– Rotina Organizada

Uma rotina organizada é o essencial de uma mãe empreendedora. É válido pensar em um cronograma para definir bem os seus horários para casa, filhos, trabalho, você e marido.

– Anote tudo

Não confie só na sua memória, anote tudo. Seja em agendas físicas, ou agendas virtuais como o Google Agenda.

– Imprevistos

Acasos ocorrem, não fique refém deles, planeje os imprevistos e se possível tenha uma reserva ou poupança para o tempo que tenha que trabalhar menos.

– Não desista dos seus sonhos

Lembre-se que você escolheu ser mãe e empreender por uma razão. Não desista de algo por medo. Vá atrás dos seus sonhos.

– Home Office

Ter um ambiente em casa para o trabalho é uma grande vantagem para empreendedoras. Separe um tempo ao menos um dia para trabalhar de casa e conciliar filhos e emprego.

Ideias para negócios para mães empreendedoras

Os negócios online, como E-commerce e marketplace são apostas da maioria das empresas gerenciada por mulheres e mães. Franquias e a venda de infoprodutos (cursos, e-book) e criação de um blog são mais algumas vantagens de empreender.

Algumas ferramentas para gerenciar as atividades

– Trello

Plataforma para organização de tarefas, podendo ser utilizada em dispositivos móveis e no computador. Ele consegue listar as prioridades de acordo com sua agenda.

Para cada finalização é possível colocar uma data e marcar funcionários nas tarefas.

– Evernote

Plataforma para inserir notas, imagens, textos digitalmente. Ou seja, um caderno de anotações online. É possível acessar pelo computador ou dispositivos móveis.

– Agendas Digitais

São espaços para marcar reuniões, agendar aniversários e datas importantes. Essas agendas disparam lembretes e permitem atualizações constantes. Um bom exemplo para as mamães empreendedoras é o Google Agenda, que pode ser acessado pelo celular ou no computador.

Concluímos que o mercado de mães empreendedoras só tende a se desenvolver mais a cada dia, possibilitando que as mães empreendedoras tenham uma renda extra e ainda concilie o cuidado dos filhos e da casa, sem abrir mão do que mais gostam de fazer, e ainda realizarem seus sonhos.

Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

📍 A Sciammarella Contabilidade foi fundada em 2001, pela Contadora Patricia de Carvalho Sciammarella de Araújo, atuando nos segmentos comerciais, industriais, serviços e entidades sem fins lucrativos.